sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Importações, Exportações e Balança de Pagamentos (Grécia, Irlanda e Portugal).

IMPORTAÇÕES:

Dos três países aqui apresentados, a Irlanda é o país com valores mais altos nas importações, cujos valores a partir de 2004 chegam mesmo a passar dos 100.000 Milhões de euros. Já na Grécia (em que só encontrei valores a partir de 2000), os valores das importações mantiveram-se entre os 48 Milhões e os 80Milhões que, quando comparados com Portugal são valores elevados, visto o valor mais alto é de 66.185,9 Milhões de euros.

EXPORTAÇÕES:



Nesta tabela destaca-se a Irlanda pelos elevados valores de exportações, que ultrapassam até 33.000 Milhões de euros, sendo o valor mais alto 163.294,4 Milhões de euros o que significa que não há um défice na Balança Comercial. Os principais destinos de exportação da Irlanda são: EUA, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, França e Suíça. Já na Grécia a situação é em muitos apetos diferente, já que regista valores muitos mais baixos que a Irlanda. Há um défice na Balança Comercial visto que os valores das importações e das exportações não estão em equilíbrio, o país no geral importa mais do que exporta. Estes valores também se devem ao facto de o país estar a atravessar uma grande crise económica. Contudo, os destinos das exportações gregas são: Alemanha, Itália, Chipre, Bulgária, Turquia, Reino Unido, Bélgica, China, Suíça e Polónia. Comparando os valores das exportações destes dois países com Portugal podemos ver que o país cujos valores são mais os mais semelhantes a Portugal é a Grécia. E assim como a Grécia, Portugal está a atravessar uma grande crise económica que, claro, influencia estes valores que não ultrapassam os 55.414,9 Milhões de euros o que quer dizer que há um grande défice na Balança Comercial, porque somos muito dependentes de tudo aquilo que importamos. Os principais destinos das exportações portuguesas são: Reino Unido, Holanda, Bélgica, França, Itália, Alemanha, Polónia, Suécia, Espanha, Brasil, Angola, Argélia, China, Marrocos e EUA (destaco os países fora da EU, para os quais Portugal tem vindo a exportar).

BALANÇA DE PAGAMENTOS:
Ao observarmos este quadro chama-nos à atenção o facto de haver tantos valores negativos. Como já referi anteriormente, Portugal e a Grécia estão em situações semelhantes, ambas a atravessar uma grave crise económica. Neste quadro, não há nenhum valor positivo registado desde 1993 na Balança de Pagamentos. Em Portugal, só em 1993 houve um valor negativo, ainda que seja baixo em relação aos valores registados na Irlanda, que tem alguns valores positivos na década de 90 e a partir de 2010. Na Balança de Pagamentos de Portugal e da Grécia existe um grande défice.
 

·     Madalena Machado Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário